Veja outros Posts

Como fazer a análise de valor agregado

Como fazer a análise de valor agregado

Como fazer a análise de valor agregado

 

Recentemente estava dando uma palestra num congresso sobre Gerenciamento de Projetos para quase 500 pessoas e um participante perguntou: “Você utiliza Gerenciamento de Valor Agregado para controlar seus projetos? Como usar esse ‘treco’? ”

A resposta é: em muitos projetos é possível sim, em outros se torna bem mais difícil.

Em função disso, escrevi um pouco sobre o assunto (leia o artigo até o final!) e também publiquei um video super completo, com 25 munitos de duração, no meu canal do YouTube, onde eu explico o processo detalhadamente. Você pode assistir o vídeo aqui, também:

 

O que é o GVA (Gerenciamento de Valor Agregado)?

A Gestão de Valor Agregado (GVA) é um método para analisar a evolução dos custos e prazos de um projeto, onde compara-se o VALOR AGREGADO (que representa o quanto foi feito, concluído) com o QUANTO GASTOU (para saber como o projeto está em termos de orçamento) e com o VALOR PLANEJADO (que aponta onde o projeto deveria estar em termos de conclusão). Isso quer dizer que este método permite uma análise integrada do que foi feito, do tempo (Cronograma), do orçamento (Custo) e os principais recursos para medir o desempenho e o progresso do que foi concluído versus o planejado.

De acordo com o PMBoK Guide (Project Management Body of knowledge) do PMI, o desempenho do custo é mensurado a partir da comparação entre o valor agregado e o custo real. Já o progresso de tempo (cronograma) compara-se o valor agregado com o valor planejado. 

Mas afinal, o que é Valor Agregado?

Valor agregado é o valor orçado do trabalho realizado, CONCLUÍDO, FEITO até a data de status. É importante destacar que o Método de Gerenciamento do Valor agregado ajuda-nos a respondermos as seguintes a perguntas:

  • Quanto de trabalho foi concluído até agora?
  • Quanto dinheiro nós já gastamos?
  • Conseguiremos terminar o projeto dentro do prazo?
  • Conseguiremos terminar o projeto dentro do orçamento aprovado?

Como interpretar o Valor agregado?

Os 3 dados que servem de base para todos os cálculos são:

•    Valor Planejado (VP): custo orçado do trabalho que foi planejado ser concluído até a data de status.

•    Custo Real (CR): quanto gastou até o momento.

•    Valor Agregado (VA): quanto vale o trabalho que já foi concluído.

Espero que esse artigo possa ter te ajudar a esclarecer o processo para se tornar um PMP e entender melhor o tema da Análise de Valor Agregado. Espero seus comentários. Se você tiver alguma informação para complementar, por favor, fique à vontade em sugerir, pois pode ser útil para muitas pessoas.

E se você gostou deste artigo, compartilhe com sua rede de contatos e ajude essa informação chegar até mais pessoas! Aproveite e faça seus comentários também, gostaria de saber os pontos que você pode acrescentar com suas experiências! Se você gostou deste artigo, compartilhe com sua rede de contatos e ajude essa informação chegar até mais pessoas! Aproveite e faça seus comentários também, gostaria de saber os pontos que você pode acrescentar com suas experiências!

Um abraço e até a próxima semana quando eu falarei sobre Como conquistar a certificação PMP em apenas 1,5 mês de estudos. Fiquem com a gente!

 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

Newsletter