• (11) 3975-9556
    (11) 3683-3698

Gerente de Projetos nos Métodos Ágeis: Controlador ou Apoiador?

Muitos tem me perguntado: Como fica o papel do Gerente de Projetos nos Métodos Ágeis, atuando junto com SCRUM MASTER e o PO - Prodcut Owner ? O PO é o cara do negócio. O SCRUM Master é o guardião do Método SCRUM. E o TIME SCRUM são as pessoas que trabalham no desenvolvimento dos produtos. E o Gerente do Projeto? O que faz nesse novo cenário? Antes de falarmos da figura…

Saiba mais

Como fazer a análise de valor agregado

Como fazer a análise do Valor Agregado? Recentemente estava dando uma palestra num congresso sobre Gerenciamento de Projetos para quase 500 pessoas e um participante perguntou: “Você utiliza Gerenciamento de Valor Agregado para controlar seus projetos? Como usar esse ‘treco’? ” A resposta é: em muitos projetos é possível sim, em outros se torna bem mais difícil. Em função…

Saiba mais

Como explodir um projeto

Como explodir um projeto Eu costumo dizer que o brasileiro, de modo geral, ou porque não dizer, os latinos, não têm o hábito de planejar ou seguir qualquer processo como fazem os alemães, os japoneses e, até mesmo, os ingleses e americanos. Nesses países, pasmem, atingem a marca de 86% de sucesso em seus projetos, quanto à entrega, prazo e custo. Enquanto, no Brasil, a média é de…

Saiba mais

Equipe ágeis querem método ágeis

Equipe ágeis querem método ágeis Imagine que você tem um projeto imenso, do tamanho de um elefante, para desenvolver e descobre que pode fracionar as entregas. Então você pergunta para seu cliente: “Qual das partes do elefante que você conseguiria já utilizar se eu te entregasse primeiro?”. Isso funciona muito em TI e é possível graças à ferramenta…

Saiba mais

O que é CANVAS ? E CANVAS de Projetos? E o PM VISUAL? Quando usar?

Muitas pessoas aqui no Brasil não gostam de fazer o planejamento do projeto! Claro, eu entendo. Dá trabalho e, além disso, o gerente de projetos costuma fazer sozinho e depois ainda tem que sair convencendo todo mundo do plano que ele fez... sem falar nos momentos em que precisa envolver outras pessoas necessárias ao planejamento, porque essas têm informações importantes, mas nunca tem tempo para se…

Saiba mais

Guia PMBOK® – 6ª. Edição – O que muda?

A 6ª Edição do Guia PMBOK® está saindo do forno, e a versão final, em inglês, deve ser disponibilizada no 3º Trimestre de 2017.   E a versão em Português? Segundo a página oficial do Exposure Draft, o PMI® planeja lançar o Guia PMBOK® 6a.edição em 10 idiomas junto com a versão em inglês. Mas como historicamente sempre…

Saiba mais

10 passos para tratar um pedido de mudança em um projeto

Você já viveu situações onde o cliente pede alterações no escopo do seu projeto bem no meio da fase de execução e não quer saber de aumentar o prazo ou custos? Certamente já, certo?! Isso é bem comum! Como muitos gerentes de projeto reagem: “Esse cliente é louco. Ele não sabe o que quer. Cada hora pede uma coisa diferente e eu que me ferro. O pior…

Saiba mais

Como obter o apoio do sponsor em um projeto

Alguma vez você já recebeu um prazo curto para entregar um projeto, imposto por um executivo? E quais são as saídas ou as respostas possíveis a serem dadas ao sponsor? "OK chefe. Deixa comigo”, ou então “Sinto muito chefe, mas não dá pra entregar nesse prazo”. Qual é a resposta certa? Se você disser “ok chefe. Deixa comigo” e não entregar, você…

Saiba mais

Mito: “A culpa é do Gerente de Projetos” e a salvadora “pasta de acompanhamento do projeto”

Alguma vez alguém te colocou numa fria em uma reunião, afirmando coisas que não eram verdade, apenas para livrar a própria pele? E ainda, aumentou um fato, para ele ficar bem na foto e você sair de culpado na história? Pois é! Muitas vezes o cliente pisa na bola e tenta colocar a culpa no gerente de projeto, não é mesmo? Muito bem! O gerente de projeto normalmente é culpado até…

Saiba mais

Eu vou te ajudar a conquistar PDUs focando nos seus próprios talentos

Pessoal, que vida dura e ao mesmo tempo prazerosa essa nossa vida Gerente de Projetos Certificado, não é mesmo?! Eu sei que muitos vão comentar que é mais dura que prazerosa... Dura porque para obter uma certificação na área dá um trabalho danado, tem que estudar pra caramba! E depois, para mantê-la, dá trabalho também – porque temos que juntar PDUs. Por outro lado,…

Saiba mais

Assine nossa Newsletter

Assine nossa newsletter